Viva – A Vida é Uma Festa


“Espero que você morra logo”, não sei quais são os estúdios que podem colocar uma frase tremendamente mórbida em um filme voltado para crianças e famílias e soar tão deliciosamente carinhoso, mas certamente a Pixar, em seu novo Viva: A Vida é Uma Festa, é um deles.

O novo longa do estúdio dirigido por Lee Unkrich (diretor de Toy Story 2 e 3, Procurando Nemo e Monstros S.A.) apresenta uma aventura fantástica pelo mundo dos mortos. Mas não qualquer mundo mortos, mas o “Día de los muertos” tradicional feriado e festa mexicana para honrar a memória dos falecidos.

O filme traz Hector , uma criança que apesar de apaixonada por música e pelas aventuras dos Mariachis, nasceu em uma família de sapateiros que odeia e proíbe qualquer tipo de manifestação musical, por conta de um músico que abandona a matriarca da família para viver suas aventuras.

Com uma narrativa bastante linear e com uma boa reviravolta no ato final o filme traz toda a essência e qualidade Disney-Pixar para as telas. Uma história atual, que tenta mais uma vez se afastar de estereótipos carregados de preconceitos, traz conflitos familiares, aponta a importância de lembrarmos e honrarmos as memórias das pessoas falecidas que temos carinho e faz tudo isso de forma divertida e dinâmica, levando o cinema aos risos e ao choro quando bem entende.

A narrativa é toda pontuada por grandes momentos musicais e com uma magnífica direção de arte e fotografia, principalmente no contraste entre o mundo dos vivos e mundo dos mortos, que traz ainda mais brilho ao filme como um todo.

Viva: A vida é uma festa, que estreia hoje, é mais um acerto da Pixar em um filme que deve agradar de crianças à adultos e merece ser visto no cinema com sua pipoca e, provavelmente, um lencinho.

Henrique Castro (ou Kpta) é nerd e gosta de contar piadas, causos e trocadilhos, é psicólogo e professor, mas queria ser piloto de avião, rockstar e ter um podcast de ciências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

log in

reset password

Voltar para
log in